10 características de um bom líder

maio 5, 2017 9:00 am - Publicado por Deixe um comentário

Via Época Negócios

Muitos gestores que chegam a uma nova empresa enfrentam o mesmo problema: começar com muito entusiasmo, querendo melhorar os processos, mas enfrentar críticas e resistência dos colegas e funcionários que trabalham há mais tempo na companhia e que preferem deixar tudo como está. Respondendo à pergunta de um leitor, Liz Ryan, colunista da Forbes, discorre sobre as características de um bom líder.

Em primeiro lugar, ela diz que é importante não criar ainda mais tensão no ambiente de trabalho entrando no jogo das pessoas que estão lá. A regra é: não chame atenção para o fato de que as pessoas estão sendo hostis com você e te criticando pelas suas costas. “Você terá mais sucesso na tentativa de neutralizar esse comportamento se colocando acima dessa hostilidade”, escreve ela. Em vez de ignorar os comentários e olhares, tente entendê-los. O que motiva este comportamento, segundo Liz, é o medo. Quando chega um novo gestor querendo mudar processos, as pessoas começam a questionar se a partir de agora são vistas como obsoletas e dispensáveis.

Em vez de entrar em brigas internas, “foque no objetivo principal, que é ajudar a empresa a crescer”, aconselha ela. “Quanto mais você colaborar com os outros funcionários e fizer com que se sintam parte da equipe, mais rápido o medo vai se dissipar”.

Só um bom líder consegue unir uma equipe. Por isso, Liz separou as dez características de um bom gestor – que um líder ruim não tem.

1. Líderes fortes dividem a autoridade. Eles empoderam as pessoas ao seu redor e querem que todos se desenvolvam. Eles sabem que esta é a única maneira de fortalecer seu time.

2. Bons líderes reforçam as pessoas e suas habilidades, em vez de criticar e humilhar os funcionários.

3. Líderes entendem que as pessoas se movimentam em ondas de medo e confiança. Eles têm como modelo a liderança baseada na confiança e evitam brigar, gritar com os funcionários ou intimidá-los.

4. Líderes fortes dizem “isso foi um erro meu” com facilidade. Eles querem mostrar à equipe que cometem erros e que aprendem com eles. Um bom líder quer que todos se sintam confortáveis em dizer que erraram para aprender e evoluir.

5. Eles sabem que mudança é difícil tanto para eles mesmos quanto para as outras pessoas. Quando sentem medo na equipe antes de uma grande mudança, eles não reagem com raiva. Eles dizem “estes são pontos interessantes – vamos continuar falando sobre eles para que eu consiga entender seu ponto de vista. Pode ser que eu precise de algumas conversas para conseguir isso”.

6. Líderes sabem que a mudança é ainda mais difícil quando é imposta de cima para baixo. Por isso, eles envolvem a equipe no planejamento das mudanças que têm em mente.

7. Eles pedem ajuda.

8. Eles dizem “obrigado” o tempo todo. Bons líderes não assumem que só porque alguém recebe um salário, não precisa de reconhecimento.

9. Bons líderes sabem que suas novas ideias vão agitar o ambiente de trabalho, e querem que as pessoas se sintam confortáveis com essa agitação. Eles não entram em pânico quando seus funcionários reclamam das mudanças, porque sabem que as pessoas precisam desabafar e processar as mudanças que estão em curso. Líderes fortes esperam encontrar resistências quando propõem novas ideias.

10. Líderes fortes sabem que precisam aprender sempre. Eles estão preparados para errar e aprender com os erros. Eles esperam caminhar sempre, mas esperam também cair de vez em quando – e buscam se levantar e em seguida dar outro passo.

Categorizados em: