A diversidade de gêneros nos conselhos administrativos

março 6, 2017 10:57 pm - Publicado por

Pesquisa mostra que, no ritmo atual, paridade de gênero só seria alcançada em 20 anos

(Via Época Negócios)

Quantas mulheres participam do conselho de administração da empresa onde você trabalha? Pense bem. O pequeno número de mulheres em altos cargos de grandes empresas é um assunto que nos últimos anos tem ganhado mais atenção. Recentemente, uma pesquisa feita pela MSCI ESG indicou que as empresas que têm forte representação feminina nos conselhos têm, em média, 10,1% de retorno sobre o patrimônio líquido (ROE, na sigla em inglês), ante 7,4% das empresas que não têm mulheres no conselho.

Mas, como está a questão da representação, em uma escala global? A Egon Zehnder, empresa de pesquisas que atua globalmente, tem estudado o progresso (ou a falta dele) da presença de mulheres em conselhos de empresas nos últimos 12 anos. Sua última Análise Global de Diversidade em Conselhos (GDBA, na sigla em inglês) revela que ocorreram avanços no mundo. Em 2016, quase 19% das cadeiras em conselhos de grandes empresas eram ocupadas por mulheres. Esse é um aumento de 5 pontos porcentuais na comparação com o reportado em 2012. Mesmo assim, o estudo aponta que “se o progresso continuar no ritmo que vimos globalmente nos últimos dois anos, vamos ter em média 3 mulheres nos conselhos das empresas em 2021, enquanto a paridade de gênero só seria alcançada em 20 anos”, diz o estudo.

A Fast Company, listou outras descobertas da pesquisa, que analisou empresas de 44 países. A maioria dos conselhos ainda têm poucas mulheres

O estudo mostrou que a maioria das empresas de países da Europa Ocidental, Canadá e África do Sul têm melhor representação feminina do que as companhias dos Estados Unidos. Os analistas mostraram que o número de mulheres em conselhos de empresas dos EUA está estagnado há quatro anos. No país, a média fica abaixo de duas mulheres por conselho diretor.

O Japão está entre os 11 países onde mais da metade dos conselhos não têm nenhuma mulher. Mas a maioria dos países (77%) não têm nem três mulheres no conselho, incluindo a Rússia e Brasil.

Tag: , , , ,

Categorizados em: ,