As 10 habilidades profissionais mais importantes para a quarta revolução industrial

novembro 5, 2019 9:00 am - Publicado por Deixe um comentário

 

À medida que o mundo evolui para abraçar a 4ª revolução industrial, nossos locais de trabalho se transformam também. Assim como as revoluções industriais anteriores transformaram o conjunto de habilidades e a experiência exigidas da força de trabalho, podemos esperar o mesmo desta. Segundo o Fórum Econômico Mundial, daqui a cinco anos 35% das habilidades atualmente consideradas essenciais vão mudar.

Embora ainda não possamos prever o futuro, veja abaixo as 10 habilidades profissionais mais importantes (mais uma bônus) que toda empresa vai buscar em 2020:

BÔNUS: Além das habilidades listadas abaixo, existem várias ações de autogerenciamento que tornarão as pessoas mais bem-sucedidas no futuro, incluindo automotivação, priorização/ gerenciamento de tempo e capacidade de abraçar e celebrar mudanças. As pessoas que têm uma mentalidade de crescimento, hábeis em experimentar e aprender com os erros, e com senso de curiosidade, serão altamente cobiçadas na 4ª revolução industrial.

1. Alfabetização de dados

Os dados se tornaram o ativo mais importante de toda organização: o “combustível” da 4ª revolução industrial. As empresas que não usarem esse combustível para impulsionar seu sucesso ficarão, inevitavelmente, para trás. Portanto, para tornar os dados valiosos, as empresas devem empregar pessoas com conhecimento e habilidades para transformá-los em valor comercial.

2. Pensamento crítico

Não há falta de dados, mas indivíduos com capacidade de discernir o que é confiável ​​entre a abundante mistura de informações erradas, como notícias e propaganda falsas, e como eles serão essenciais para o sucesso de uma organização. O pensamento crítico não implica ser negativo. Trata-se de poder avaliar objetivamente as informações e como elas devem ser usadas ou mesmo se são confiáveis para a empresa. Os funcionários com mente aberta, capazes de julgar a qualidade do que ouvem e recebem, serão valorizados.

3. Tecnologia Savviness

As habilidades técnicas serão exigidas de funcionários que realizam quase todos os tipos de trabalho, uma vez que as ferramentas digitais serão comuns, pois a quarta revolução industrial afeta todos os setores. inteligência artificial, Internet das Coisas, realidade virtual e aumentada, robótica, blockchain e muito mais farão parte da experiência cotidiana de todos os trabalhadores, seja o local de trabalho uma fábrica ou em um escritório de advocacia. Portanto, as pessoas não apenas precisam se sentir confortáveis ​​com essas ferramentas, como também precisam desenvolver habilidades para trabalhar com elas. O conhecimento dessas tecnologias e as habilidades técnicas serão necessários para cada trabalho, de um cabeleireiro a um contador.

4. Fácil adaptação e flexibilidade

Com a velocidade das mudanças, ter um diferencial não é mais sinônimo de estabilidade. Portanto, as pessoas precisam se comprometer a aprender novas habilidades ao longo de suas carreiras e saber que devem ser adaptáveis ​​às mudanças. É importante entender que o que funcionou ontem não é necessariamente a melhor estratégia para amanhã, assim, a abertura para desaprender habilidades também é importante. Além disso, as pessoas devem ser cognitivamente flexíveis a novas ideias e maneiras de fazer as coisas.

5. Criatividade

Independentemente de quantas máquinas funcionem ao nosso lado, os humanos ainda são os melhores em criatividade. É essencial que humanos criativos sejam empregados pelas empresas para inventar, imaginar algo novo e sonhar com um amanhã melhor. Os locais de trabalho exigirão novas formas de pensar, e a criatividade humana é fundamental para avançar.

6. Inteligência emocional

Outra área em que os humanos têm vantagem sobre as máquinas é a inteligência emocional, ou seja, nossa capacidade de estar ciente, controlar e expressar nossos sentimentos e os dos outros. Essa habilidade será importante desde que haja humanos na força de trabalho, pois afeta todas as interações entre eles.

7. Inteligência cultural e diversidade

As organizações são cada vez mais diversas e funcionários eficientes devem respeitar as diferenças e trabalhar com pessoas de raça, religião, idade, sexo ou orientação sexual diferentes. Além disso, as empresas estão operando cada vez mais além de suas fronteiras, o que significa que é importante que os funcionários sejam sensíveis a outras culturas, idiomas, crenças políticas e religiosas. Colaboradores com forte inteligência cultural e que podem se adaptar a outros que percebem o mundo de maneira diferente também são essenciais no desenvolvimento de produtos e serviços mais inclusivos para uma organização.

8. Habilidades de liderança

As habilidades de liderança serão fundamentais não apenas para aqueles que estão no topo de uma hierarquia corporativa tradicional, mas também para os indivíduos de toda a empresa que deverão liderar a quarta revolução industrial. Com o suporte das máquinas, haverá mais pessoas em posições de tomada de decisão, sejam líderes de projetos ou de departamentos. Compreender como trazer o melhor e inspirar todos os indivíduos de uma força de trabalho diversificada e distribuída exige fortes habilidades de liderança.

9. Capacidade de julgamento e de tomada de decisões complexas

As máquinas podem ser capazes de analisar dados a uma velocidade impossível para os seres humanos, mas muitas decisões sobre o que fazer com as informações fornecidas por elas ainda devem ser de nossa responsabilidade. Os humanos, com sua capacidade de receber informações e considerar como as decisões podem impactar a comunidade em geral, incluindo efeitos sobre a sensibilidade humana, como a moral, são membros essenciais da equipe. Portanto, mesmo que os dados apoiem ​​uma decisão, um humano precisa intervir para pensar em como ela poderia impactar outras áreas da empresa, incluindo as pessoas a sua volta.

10. Colaboração

Quando as empresas forem contratar para a 4ª revolução industrial, serão enfatizadas habilidades exclusivamente humanas, como colaboração e fortes características interpessoais. Elas querem funcionários que possam interagir bem com os outros e ajudar a impulsionar a empresa coletivamente.

 

Publicado por Forbes

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