Checagem de referências 360º

abril 20, 2017 7:58 am - Publicado por

A People Oriented realiza um processo diferenciado de checagem de referências de candidatos, bastante abrangente e aprofundado. A chamada Checagem 360° inclui consultas ao RH de empresas em que o executivo trabalhou; à rede de contatos da People e a uma lista de contatos profissionais do candidato, no total são abordadas entre 6 a 9 pessoas. Durante essas consultas, são entrevistados pares, subordinados, superiores e, se for o caso, clientes de empresas que tinham interface com o executivo.

Mais do que verificar a veracidade das informações do currículo, o objetivo dessa consulta cuidadosa é confirmar e extrair informações sobre o perfil do executivo e sua conduta no dia a dia nas companhias que atuou. Comprometimento, integridade, adaptabilidade, visão estratégica e relacionamento interpessoal são alguns dos aspectos que podem ser melhor avaliados a partir das informações das referências. Recentemente, o processo foi aprimorado processo para não faltarem informações cotidianas como por exemplo assiduidade e pontualidade.

“A percepção dos profissionais que conviveram anteriormente com o candidato pode validar questões importantes e até mesmo essenciais para a empresa contratante, principalmente no que se refere às competências fundamentais para a posição que estamos trabalhando”, explica Helena Magalhães, sócia da People.

 A regulamentação da prática pelo mundo

A checagem de referências profissionais é uma prática integrante dos processos de recrutamento no mundo todo. Nos EUA, estima-se que 90% das empresas façam o chamado “employment background check”. Tradicionalmente, verificações de referências nos EUA eram uma questão de critério do empregador. Nos últimos tempos, as restrições vêm aumentando. Vários estados agora tornam ilegal pedir, por exemplos, senhas para redes sociais. A direção de deslocamento parece, portanto, estar orientada para uma maior regulamentação e controles mais rigorosos.

No entanto, a regulamentação dos EUA está muito longe de se aproximar da Europa. Em países da União Europeia, a abordagem consiste na máxima proteção de dados pessoais. Com variações de entre os países, a regra geral nos estados da UE é que o candidato é a principal fonte de informação, e apenas excepcionalmente é permitida a consulta a terceiros.

No mercado de trabalho brasileiro, a prática de checagem de referências é legal, desde que obedeça aos limites da ética e do bom senso, e respeite a privacidade do candidato. Na People, o processo é transparente, feito com total ciência do candidato, e com a preocupação de não expor desnecessariamente o candidato. Essa verificação é mais um componente no processo criterioso de avaliação de executivos da People, que inclui a análise da adequação do perfil cultural, comportamental e técnico do candidato à vaga disponível.

Conheça mais sobre o processo de avaliação de candidatos da People aqui.

Tag: , , , , , ,

Categorizados em: ,