Evitar assuntos sensíveis pode prejudicar a evolução das equipes

março 26, 2020 11:27 am - Publicado por Deixe um comentário

Em 2008, o engenheiro da Theranos, Aaron Moore, criou uma publicidade falsa para um protótipo de um aparelho de exames de sangue de sua empresa. A ideia era fazer uma brincadeira com os colegas.
Seu anúncio descreveu o dispositivo como “muito funcional” e incluiu sanguessugas entre os acessórios para a coleta de sangue.
Podemos interpretar essa atitude não apenas como uma brincadeira mas como uma tentativa desesperada de levantar um assunto tabu: o dispositivo da empresa não funcionava e a liderança estava escondendo esse fato.

Esse era um “tema indiscutível” na Theranos, algo comum em muitas empresas. Na tentativa de evitar conflitos, ameaças e constrangimentos, muitos líderes evitam falar sobre questões incômodas.
Mas isso os impede de encarar os desafios para melhorar o desempenho e o aprendizado. E é exatamente a capacidade de discutir o que está impedindo a evolução que impulsiona os resultados de uma equipe.

Nós estudamos a dinâmica dos temas indiscutíveis nas empresas e em outros ambientes, como times esportivos, orquestras, equipes médicas e até um grupo de negociação de reféns.
Descobrimos que o padrão se aplica aos mais diferentes contextos e níveis: quanto mais tabus, mais difícil é para a equipe funcionar. Isso ocorre porque sem discussão coletiva os problemas não são gerenciados de maneira inteligente.

Source: https://exame.abril.com.br/carreira/evitar-assuntos-sensiveis-podem-prejudicar-a-evolucao-das-equipes/

Categorizados em: