Conheça como a Coca-Cola e o Twitter promovem a igualde de gênero

março 15, 2017 8:00 am - Publicado por

Continuando a série de políticas para promover o empoderamento feminino, hoje vamos conhecer o que a Coca-Cola e o Twitter Brasil tem feito para estimular a igualdade de gênero no dia a dia dessas empresas.

Coca-Cola: investimento em mulheres para o crescimento econômico e desenvolvimento sustentável

Para estimular o crescimento econômico e promover o desenvolvimento sustentável, a Coca-Cola acredita que não há melhor investimento do que nas mulheres. A companhia também defende que as empresas podem e devem atuar para além das fronteiras de suas políticas de recursos humanos, ajudando a tornar a sociedade mais justa e igualitária. Por isso, desde 2007, a empresa conta com iniciativas internas para mulheres, que tem como objetivo apoiá-las na conquista de posições de liderança ou aumentar a descoberta de talentos femininos.

A Coca-Cola Brasil tem um conselho misto cujo objetivo é acelerar o desenvolvimento feminino no ambiente de trabalho. O conselho é responsável por elaborar meios de fortalecimento do papel feminino no Sistema Coca-Cola Brasil, em seus fornecedores e nas comunidades onde atua.

Outras iniciativas de destaque são a cultura de horários flexíveis de trabalho e home office; licença-maternidade de seis meses e auxílio-creche; workshop para reflexão de vida e carreira, destinado a executivas de alta gerência; programa de coaching de carreira para as mulheres jovens; e prática de, em qualquer processo seletivo, convidar, preferencialmente, 50% de mulheres.

 

Twitter: democratização de vozes e opiniões

O Twitter é uma plataforma aberta, onde a diversidade vive. Com isso, a empresa procura fazer da equipe um reflexo dessa diversidade. O percentual global de mulheres na liderança da empresa, por exemplo, saltou de 22% em 2015 para 30% em 2016, superando a meta de 25%.

Uma das frentes em que o Twitter trabalha o engajamento com a questão da equidade de gênero é o movimento #ElesPorElas (#HeForShe), iniciativa liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Twitter é uma das 10 empresas Campeãs de Impacto que apoiam o #ElesPorElas, e o movimento tem feito parte das conversas em tempo real na plataforma.

Outra iniciativa de destaque em prol da igualde de gênero é a licença parental de 140 dias para todos os funcionários que a empresa passou a oferecer em 2016. Os pais têm o mesmo período de afastamento ao qual as mães que trabalham no Twitter têm direito após o nascimento de seus filhos. A iniciativa também é válida para casos de adoção.

O compromisso da empresa também inclui a expansão dos programas de inclusão e diversidade, o recrutamento diverso, o desenvolvimento de funcionários a realização de workshops sobre viés inconsciente para todos os funcionários mundialmente e programas de tutoria.

“O Twitter é uma plataforma aberta em que as pessoas se conectam umas às outras para falar de seus temas de interesse. O Twitter viabiliza uma democratização de vozes e opiniões. E inclusão e diversidade, tão inerentes ao nosso negócio, são imperativas também para a companhia e o nosso ambiente de trabalho. A composição do nosso time e a missão da própria plataforma caminham lado a lado, e é aí que está o valor disso tudo”, declarou o Twitter em entrevista à People.

E sua empresa, que iniciativas tem para promover o empoderamento das mulheres? Conte para nós respondendo a uma pesquisa rápida aqui.

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