As médias e grandes empresas descobrem o coworking

maio 24, 2017 9:00 am - Publicado por

O coworking, ou modelo de espaço de trabalho compartilhado, apareceu no Brasil há quase uma década, em 2008, e hoje já são quase 400 desses espaços espalhados pelo país, 40% deles em São Paulo (Censo Coworking Brasil 2016). O grande catalisador desse crescimento rápido foi o boom do empreendedorismo e de profissionais freelancers nos últimos 5 anos em busca de espaços de trabalho mais econômicos – 95% dos espaços de coworking existentes no país foram criados nesse período. Mas recentemente o modelo de trabalho compartilhado deixou de ser exclusividade dos profissionais solo ou pequenas empresas e cada vez mais vai se abrindo para médias e grandes empresas.

O advento da crise e os altíssimos custos de aluguel e manutenção de espaços comerciais em grandes cidades têm levado empresas maiores a alocar o total ou a parte de suas equipes em espaços compartilhados. Para se adequarem a essa nova realidade, os coworkings passaram a oferecer mais privacidade, mas continuam com o mesmo espírito de colaboração, com salas de reunião, cozinha, recepção compartilhados, o que garante a economia. E serviços novos vão sendo agregados, como acontece nos espaços da GoWork, que oferecem estrutura para negócios de até 100 funcionários, e os planos de pagamento podem incluir os serviços básicos, como endereço comercial e motoboy, e também outros mais específicos (como sala de reunião dedicada e contratação de secretária bilíngue).

No entanto, se é a redução de custos que atrai, outras vantagens podem reter essas empresas em espaços de colaboração mesmo fora da crise. “Vemos esse movimento não só devido à crise, mas também pela modernização dos conceitos empresariais”, declarou o diretor da GoWork, Diogo Salles, em entrevista ao Projeto Draft.

 Jorge Pacheco, CEO da Plug, que tem recebido cada vez tem recebido mais empresas de médio e grande porte nos coworking, afirmou que “a mudança [para os clientes] não apenas representou uma redução de custos, mas principalmente uma comodidade que lhes permitiu focar em seus reais objetivos, além de uma comunidade para lhes apoiar e dar força”.

O Jornal Nacional contou a história de algumas empresas que adotaram o coworking por necessidade, e não querem abandonar o modelo. Clique aqui para assistir!

Quer saber mais sobre modelos de trabalhos inovadores? Acompanhe as outras matérias da série:

 

Tag: , , , ,

Categorizados em: , ,