Por que programas de novas lideranças podem ajudar as empresas
Deixe um comentárioSão muitos os desafios enfrentados por grandes empresas para se manterem competitivas no mercado. Atualmente, o ritmo das transformações é rápido e a complexidade dos problemas é maior. Além da concorrência, as empresas precisam estar a par de mudanças na economia, no comportamento e nas demandas do cliente e do consumidor; da evolução rápida e constante da tecnologia; e dos diferentes valores e expectativas das novas gerações que entram no mercado de trabalho.
Essencialmente, o ambiente de negócio hoje é caracterizado pela interconexão – departamentos estão interligados e devem compartilhar uma quantidade enorme de informações, o que torna os desafios ainda mais complexos.
Nesse contexto, um programa de novas lideranças se mostra como uma boa opção para trazer soluções a esses desafios. Primeiramente porque, apesar de ter o objetivo maior de formar novos líderes, é ao longo de sua execução que grande parte dos benefícios se distingue.
Em um programa de novas lideranças, os colaboradores são estimulados a estudarem variados temas em finanças, marketing, liderança, estratégia, inovação, entre outros. O ensino da visão holística do negócio, fora das áreas em que o funcionário já está acostumado, é essencial. Isto já contribui para torná-lo um melhor profissional.
Um segundo benefício é a valorização e incentivo que a organização oferece ao funcionário que participa desse tipo de programa. A empresa fortalece a mensagem de que acredita no potencial do trabalho do colaborador, e este se sente motivado e aberto a assumir novos desafios. É uma situação benéfica para todos.
No entanto, o principal benefício está na parte prática do programa de liderança. Esta é a oportunidade perfeita para a empresa aproveitar o potencial dos seus talentos e incentivar ideias inovadoras para resolver desafios reais do negócio. Os jovens líderes terão um olhar fresco sobre os problemas e percepções que talvez não tinham sido consideradas antes. Esse ponto também se traduz em economia de custos para a empresa e em um aprendizado realmente eficaz para os colaboradores, que terão que considerar fatores reais para desenvolver um projeto.
Segundo um estudo da Deloitte, quase 30% das organizações entrevistadas têm pipelines de liderança fracos ou muito fracos, mesmo que 90% das empresas vejam isso como um desafio crítico de negócios. A mesma pesquisa mostra que o desenvolvimento de líderes acontece mais eficientemente em um contexto de negócios, não só em sessões de treinamento. Portanto, se bem desenvolvido e executado, um programa de novas lideranças pode ajudar a empresa a criar um ambiente colaborativo e de inovação, incentivar e valorizar funcionários, e a superar desafios e crescer no mercado.
Lucas Pinheiro — Gerente de Premium Services da Dimension Data, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação.
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