Por que a sua empresa deve se manter em relacionamento com a comunidade local?

novembro 28, 2016 4:18 pm - Publicado por

Ao gerenciar uma empresa é fundamental que o gestor entenda a dinâmica e os impactos que esta empresa causa na sociedade. Entender que as organizações são uma engrenagem que interferem diretamente na vida de pessoas, comunidade e até mesmo meio ambiente.

Por isso, manter um relacionamento positivo com tais stakeholders deve fazer parte do planejamento da gestão. Minimizar os riscos de causar danos ao ambiente e a comunidade que está inserida é uma forma simples de contribuir positivamente e evitar manchas em sua reputação empresarial.

Muitas vezes, pequenas ações tomadas por grandes empresas, tem fortes impactos para a comunidade local. Desta forma, buscar entender os públicos que se relacionam indiretamente com a empresa que atua é um meio simples de evitar tomadas de decisões que possam atrapalhar a vida de terceiros e gerar uma imagem negativa para a organização.

Desenvolver canais de relacionamento com a comunidade é uma maneira de traze-la para dentro de sua gestão. Para isso, muitas empresas mantém contatos com líderes da comunidade que as cercam, independentemente do perfil, poder econômico ou financeiro desta população.

As organizações são partes atuantes da sociedade e devem entender seu papel nos impactos causados pelo seu negócio nos empregos, na movimentação de renda que gera para a comunidade e ainda nos possíveis danos causados ao meio ambiente.

Entendendo seu papel é possível gerir de maneira responsável e colaborativa.

Ao buscar relacionar-se com a comunidade, existem pessoas estratégicas que podem contribuir com opiniões valiosas. Dentre elas, os representantes de bairro, líderes de formação de opinião local, políticos locais, diretores de escolas e até mesmo representantes religiosos carregam a junção de boa parte da opinião pública. Com ela, é possível gerir com eficiência sem afetar negativamente a região.

Entender com competência as necessidades da população local pode ser um
modelo que além de evitar uma imagem negativa pode ser visto como oportunidade colaborativa para algumas empresas. Ou seja, utilizar-se dos conhecimentos adquiridos sobre a comunidade para ajuda-la e indiretamente agregas valor a sua empresa.

Ao aderir uma política de portas abertas, com realização de doações, apoio ao poder público com contribuições para a comunidade na realização de melhorias de infraestrutura ou investimento a programas culturais, educacionais ou sociais, a empresa colabora não só com o retorno de sua imagem mas preocupa-se com a manutenção e crescimento do meio que faz parte. Tais mudanças e investimentos serão benéficos para a própria empresa se desenvolver no médio prazo.

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