10 dicas para você gerenciar melhor o trabalho home office

agosto 23, 2018 9:00 am - Publicado por Deixe um comentário

O Brasil é o terceiro país em que mais cresce o trabalho home office, nos últimos três anos cerca de 47% das pessoas utilizam esse método.

Abaixo listamos 10 dicas para quem deseja utilizar essa forma de trabalho:

  1. Defina um planejamento para o dia (ou para a semana de trabalho)
    1. Ter as atividades descritas, de forma clara, para o dia (ou semana) de trabalho vão ajudar no cumprimento de todas as tarefas
  1. Determine prazos para as atividades
    1. A definição do tempo ou do horário limite para realização das tarefas deve ajudar na organização do dia de trabalho
  1. Manter rádio e televisão desligados
    1. Os programas de rádio ou televisão, com contextos distantes das responsabilidades do trabalho, devem ser fortemente evitados para que não afetem negativamente a concentração
  1. Ter um local privativo
    1. Um local onde se possa classificar como “ambiente de trabalho” ajudará muito no cumprimento das atividades.
  1. Equipamentos de qualidade
    1. É importante que os recursos (computador, smartphone, impressora, etc) estejam alinhados com as demandas do trabalho. O envolvimento e o resultado são impactados também por essas condições.
  1. Reduzir contato com outros moradores
    1. Alinhar com os familiares, outros moradores(as) e funcionários(as) a necessidade em se manter focado(a) na atividade profissional. Definir regras para o relacionamento com as pessoas em casa, no horário de trabalho, será muito importante para o bom desempenho.
  1. Ter acesso de qualidade à Internet
    1. Por várias razões, cuidar da estrutura de acesso à internet é decisivo para o trabalho em home office com boa qualidade.
  1. Materiais necessários para o trabalho
    1. Se atentar para não esquecer na empresa, materiais ou outros recursos que sejam importantes para execução das atividades. Isso pode fazer com que os dias de trabalho sejam perdidos.
  1. Vestir roupas alinhadas com o dia a dia do trabalho
    1. Apesar de não ser necessário o mesmo padrão de roupa do dia a dia na empresa, é também importante não relaxar e se vestir como se tivesse acabado de acordar. A maneira de se vestir também pode interferir no comportamento.
  1. Disciplina, disciplina e disciplina
    1. A sugestão mais importante, é que não falte, em nenhum momento, disciplina com a rotina de trabalho. Esse deve ser o grande diferencial para o sucesso no trabalho em home office.

 

 

Escrito por Marcelo Jabur, Consultor de Gestão e Carreira, professor da FGV (Faculdade Getulio Vargas) e Coach Executivo de Liderança. Publicado por: Exame

 

Categorizados em: